O LÚDICO E A MULTIDISCIPLINARIDADE
A Multidisciplinaridade
existe quando um elemento é estudado por disciplinas diferentes ao mesmo tempo,
contudo não ocorrerá uma sobreposição dos seus saberes no estudo do elemento
analisado. Segundo Almeida Filho (Almeida Filho, 1997) a ideia mais correta para
esta visão seria a da justaposição das disciplinas cada uma cooperando dentro
do seu saber para o estudo do elemento em questão. Nesta, cada professor
cooperará com o estudo dentro da sua própria ótica; um estudo sob diversos
ângulos, mas sem existir um rompimento entre as fronteiras das disciplinas.
Como um processo inicial rumo à tentativa de um
pensamento horizontalizado entre as disciplinas, a multidisciplinaridade
institui o inicio do fim da especialização do conteúdo. Para Morin (Morin,
2000) a grande dificuldade nesta linha de trabalho se encontra na difícil
localização da "via de Inter articulação" entre as diferentes
ciências. É importante lembrar que cada uma delas possui uma linguagem própria
e conceitos particulares que precisam ser traduzidos entre as linguagens. RETIRADO DO SITE: http://www.webartigos.com/artigos/transdisciplinaridade-interdisciplinaridade-e-multidisciplinaridade/34645/
PROJETO SABORES E SABERES
ESCOLA ESTADUAL PAULO CAMPOS GUIMARÃES
POMPÉU - MINAS GERAIS
Objetivo
principal: Trabalhar temas transversais
nos conteúdos das séries finais do
Ensino Fundamental com o objetivo de ressaltar a importância do conhecimento do bioma Cerrado.
Professores
colaboradores:
Soraia- Matemática.
Ivete- História.
Claurinete - Geografia.
Apoio:
Silvana; Lucilene; Janaina; Soraia- e
demais profissionais que se dispuserem.
Objetivos
gerais:
Conhecer a diversidade frutífera nativas das
diversas regiões do Brasil e suas a especificidades locais.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
Reconhecer
origens de espécie frutíferas comestíveis do cerrado mineiro, fazendo uso
dessas espécies no nosso dia a dia.
JUSTIFICATIVA:
Na
tentativa de resgatar a disciplina e o interesse do educando apontando a
importância de saber fazer uso dos próprios recursos da terra incentivando-os a
valorizar a participação coletiva e individual na escola e fora dela.
DESENVOLVIMENTO:
Segundo Silva 2010; atualmente se torna
imprescindível à necessidade de resgatar a ideia de integração do individuo em
seu próprio meio e principalmente fazer o uso correto do mesmo, sobretudo de
forma sustentável, dinâmica garantindo a participação coletiva e individual dos
integrantes do grupo onde vivem e sobrevivem.
ATIVIDADES
TAREFA
1: 26-10-2012
Coletar
gravuras ,fotos ,pequenos textos sobre os tipos de frutos e espécies raras de
frutos de cada região brasileira e suas especificidades locais.
TAREFA-2
GEOGRAFIA
Identificar
onde podem encontrar, Como no beneficiarmos de cada fruta? Como colher ,em que
época do ano se produz, identificando cada lugar do estado cidade ou país onde
podem ser encontradas.
FAZER
BLOCO DE ANOTAÇÕES.
TAREFA-3
HISTÓRIA
Impactos
históricos econômicos com o beneficiamento colheita e venda das frutas
utilidade e venda das mesmas.
Tarefa-3.1 MATEMÁTICA:
Verificação de custo benefício junto ao valor
do produto; valor de compra e venda no comércio local de derivados dos frutos
do serrado.
O9/10/2012
TAREFA
4:
Produção
de pequenos textos; propagandas indicando onde encontrarem, preço; informações
nutricionais etc.
TAREFA
5:
Mural
ilustrativo com fotos e gravuras das diversidades de espécies frutíferas de
cada região do Brasil, em especial do cerrado mineiro.
TAREFA
6:
Confecção
de etiquetas de cada espécie identificando-as para serem afixadas na mesa no
dia da culminância do projeto. (guardá-las em uma caixinha).
Modelo
da ficha:
Fotografia
ou desenho da espécie do cerrado:
Nome
cientifico da espécie:______________________________
Nome
popular ________________________________________
Origem:______________________________________________
Local
em abundancia:__________________________________
Local
em extinção:_____________________________________
Utilidades
da mesma:___________________________________
Teor
alimentício:_______________________________________
Ficha
feita pelo (a) estudante_____________________________
Turma:______;data:______local:_____________________________________________________________________
ORIENTADOS
PELO PROFESSOR:_____________________
16/11/2012
TAREFA
7:
Terminar
confecção de fichas identificatórias; confecção de cartazes com desenhos das
espécies, para enfeitarem e apresentarem no local de apresentação da
culminância do projeto.
TAREFA
8:
Confecção
de cartazes com frases informativos sobre preços e onde encontrarem as espécies
raras demonstradas nos cartazes e estudadas durante o projeto
23/11/2012
TAREFA
9:
Confecção
de receitas diversas com as referidas espécies estudadas neste projeto;
pesquisa sobre onde encontrarem aqui na região ou mesmo no comércio;
Viagem
a Silva Campos- AMOSC.
TAREFA
10: Culminância: 30/11/2012
Apresentação
e exposição das espécies em estudo; explicação dos alunos do 7ºanos para as
turmas dos 6º anos; 5ºano e 8°ano vespertino; onde cada turma terá o seu
horário de visitação no referido dia das amostras e apresentação das espécies.
(ver cronograma)
Cronograma:
12:30
Organização dos cartazes, amostras das frutas do cerrado nas mesas,
preparativos das amostras a serem degustados.
15:30
Abertura da culminância do projeto.
15:40
Apresentação dos grupos para os demais alunos da escola.
16:30
Fechamento do projeto com distribuição de receitas relacionadas ao projeto.
16:50
Agradecimentos.











Parabéns pela forma de trabalho! Ficaram ótimas as fotos...
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